Corpo Docente


A Pós-graduação Lato Sensu em Direitos Humanos do Instituto DH contará com a participação de professores com mestrado e doutorado, de acordo com os critérios do Ministério da Educação - MEC.  Para este curso o Instituto DH conseguiu reunir aqueles entre os melhores professores que atuam em Minas Gerais com Direitos Humanos, sendo eles doutores, mestres, especialistas ou com notório saber e experiência na área; o que pode ser verificado através dos currículos dos professores. 


COMPOSIÇÃO DO CORPO DOCENTE:
Adriana Netto Silva - Mestre em Educação Tecnológica
Alessandra Kelly Vieira – Mestre em Psicologia Social
Alexandre Bernardino Costa - Doutor em Direito
Alexandre Quintino Santiago - Especialista em Direito Processual
Bráulio de Magalhães Santos - Doutorando em Direito Público Internacional
Carlúcia Maria Silva - Doutoranda em Ciências Sociais
Carolyne Reis Barros - Mestre em Psicologia Social
Diego Valadares Vasconcelos Neto -  Mestre em Direito Internacional Humanitário
Egídia Maria de Almeida Aiexe - Mestre em Direito Constitucional
Eron Geraldo de Souza - Mestre em Teoria do Direito
Delze dos Santos Laureano - Doutoranda em Direito Internacional Público
Fernando Tadeu David - Mestre em Direito
Frederico Viana Machado -  Doutorando em Psicologia
Henrique de Moura Faria - Mestre em Teologia e Filosofia
Jesus Alexandre Tavares Monteiro - Mestre em Psicologia Social
João Batista Moreira Pinto - Doutor em Direito Público
José Luiz Quadros de Magalhães- Doutor em Direito
Lúcia Elena Santos Junqueira Rodrigues - Graduada em Psicologia
Luciano Marcos Pereira da Silva - Graduado em Jornalismo
Maria Auxiliadora dos Anjos - Mestre em Direito Comunitário e de Integração
Marco Aurélio Máximo Prado - Doutor em Psicologia Social
Maria Emília da Silva - Especialista em Direitos Humanos
Menelick de Carvalho Netto - Doutor em Direito
Raphaela Borges David - Especialista em Direito Constitucional
Ricardo Henrique Lara Carvalho - Especialista em Segurança Pública e Complexidade
Silma Maria Augusto - Mestre em Direito
Vanessa Andrade de Barros - Doutora em Sociologia
Virgílio de Mattos - Doutor em Evolução do Direito e Novos Direitos

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES:
(Clique nos nomes para consultar o Currículo Lattes)

Adriana Netto Silva - Mestre em Educação Tecnológica
Possui graduação em Pedagogia pela UEMG, especialização Lato Sensu e mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é docente, integrante de grupo de pesquisa da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais e Professora do Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, Ensino, Formação de Professores, Formação Profissional, Trabalho e Educação, Organizações do Terceiro Setor.

Alessandra Kelly Vieira - Mestre em Psicologia Social
Psicóloga, licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Social pela UFMG com bolsa pelo CNPq. Integrante do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia do Trabalho. Participa do projeto de extensão "Cultivando Histórias: Espaço de Atenção ao Preso, Egresso e Familiares". Trabalha como assistente de pesquisa no Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania e como professora orientadora no Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho da UFMG. Área de atuação: Psicologia Social, com ênfase em: trabalho, educação, sistema prisional, medidas socioeducativas, Criminologia Crítica e Direitos Humanos.

Alexandre Bernardino Costa - Doutor em Direito
Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ex Decano de Extensão da Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto da UnB, membro da comissão de exame OAB-DF e conselheiro da Comissão de Anistia do Governo Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino jurídico, direito, estado democrático de direito, reforma curricular e novos movimentos sociais.

Alexandre Quintino Santiago - Especialista em Direito Processual
Juiz de Direito da 16ª Vara Cível de Belo Horizonte. Presidente da 4ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais de Belo Horizonte. Professor de Direito Processual Civil da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - 2º CFI. Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MG. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Processual pela Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA) e ESA - OAB/MG. Professor de Direito Processual Civil e Monografia da Faculdade Novos Horizontes, em Belo Horizonte/MG.

Bráulio de Magalhães Santos - Doutorando em Direito Público Internacional
Possui Graduação em Direito, Pós-graduação em Direitos Humanos e Mestrado em Ciências Sociais - Gestão de Cidades, Doutorado em Direito Público - Internacional (em curso). Professor no Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM (Direito Internacional Público), Professor ASSOBES/FACEMG; Servidor público - Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos/ Integrante do Grupo de Trabalho Direitos Humanos Internacional - Membro da Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte - Membro do Instituto Cultural Latino-Americano de Estudos e Pesquisas (Casa Latina), Assessor/Secretaria de Estado de Defesa Social-2005/2007. Tem experiência como docente na área de Direito, especialmente em Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Administrativo, Administração Pública (Gestão), Direitos Humanos e Direitos Sociais (Segurança Pública, Saúde, Educação, Moradia), Sociologia.

Carlúcia Maria Silva - Doutoranda em Ciências Sociais
Doutoranda e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Ciências Penais pela UNI-BH, em Formação Política para Cristãos Leigos/as e graduada em Direito pela PUC-Minas. Professora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves, FaPP/CBH/UEMG e da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo. Integra o Núcleo de Pesquisa da FaPP/CBH/UEMG e é sócia-fundadora do Instituto de Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania - Instituto IDH. Membro da Comissão Nacional e Comissão Regional de Formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Tem formação e experiência em Organizações do Terceiro Setor e forte envolvimento com movimentos sociais voltados para a defesa dos direitos humanos, a participação popular, o compromisso social, a construção da cidadania, a consolidação da justiça, da solidariedade e da democracia plena.

Carolyne Reis Barros - Mestre em Psicologia Social
É Psicóloga e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como assistente de projetos no Instituto DH: promoção, pesquisa e intervenção em direitos humanos e cidadania. Coordenadora Executiva da Pesquisa Segurança Pública e Direitos Humanos em parceria com a SENASP e o PNUD. É integrante do comitê de monitoramento e avaliação do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, sociais e culturais (PIDESC) Minas Gerais. Integrante do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Psicologia do Trabalho. Atualmente participa dos projetos relacionados a trabalho, sistema prisional e Direitos Humanos, dentre eles os projetos "Cultivando Histórias": Espaço de Atenção ao preso, egresso, amigos e familiares (CultHis) ; e o projeto "Articulação de Saberes relativos ao trabalho nas prisões"; Professora orientadora no Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho da Universidade Federal de Minas Gerais.

Delze dos Santos Laureano - Doutoranda em Direito Internacional Público
É graduada em Direito, especialista em Assessoria Técnico Legislativa Avançada e mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa doutorado em Direito Internacional Público na PUC-MG e atua como procuradora efetiva do Município de Belo Horizonte. Coordena o grupo temático de Direito Urbanístico e Ambiental da Escola da Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte e é professora Assistente I da Fundação Movimento Direito e Cidadania com experiência na área do Direito Público, especialmente o Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental, Agrário e Hermenêutica. Autora do livro "O MST e a Constituição" e de diversos artigos acadêmicos. Integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. Apresenta na TVCBH o programa Palavra Ética.

Diego Valadares Vasconcelos Neto -  Mestre em Direito Internacional Humanitário
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), graduação em Intercâmbio Institucional - University of Wisconsin-Madison (2007) e mestrado em Masters in International Humanitarian Law - Institut de Hautes Études Internat. et du Developp (2010). Atualmente é advogado associado - Valadares Vasconcelos Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional, direito internacional humanitário, direitos humanos, direito internacional ambiental, direito do comércio internacional, princípios gerais do direito, violência urbana.

Egídia Maria de Almeida Aiexe
Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, Membro da Coordenação do Fórum Mineiro de Direitos Humanos.

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professor assistente I da Faculdade de Direito Dom Helder Câmara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Direito, Hermeneutica, Democracia e Processo Constitucional.

Fernando Tadeu David - Mestre em Direito
Possui graduação em Direito pelo Instituto Vianna Junior, especialização em Direitos Humanos pela Fundação Movimento Direito e Cidadania e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é assessor do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e docente da Academia de Policia Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direitos Humanos, História do Estado e do Direito, direito civil, meio ambiente, catadores de materiais recicláveis e população de rua.

Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Pós-Graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Política, nas temáticas: Identidade Coletiva, Movimentos Sociais, Diversidade Sexual e Gênero. Mestre em psicologia pela UFMG. Atualmente é doutorando pela mesma universidade e pesquisa Globalização e a relação entre Estado e Sociedade Civil na constituição de identidades coletivas.
Henrique de Moura Faria - Mestre em Teologia e Filosofia
Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense, especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense e aperfeicoamento em Filosofia pelo Seminário Provincial de Belo Horizonte. Atualmente é Professor Assistente da Escola Superior Dom Helder Câmara. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento, Teodicéia, Deus, Ser, Metafísica e Teologia.

Jesus Alexandre Tavares Monteiro - Mestre em Psicologia Social
Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais obtendo o titulo de Mestre em Psicologia.Integrante do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Psicologia do Trabalho. Atualmente trabalha como Professor Universitário na Fundação Educacional de Oliveira - FEOL. Possui vasta experiência na área de Assistência Social, Direitos Humanos, intervenção em regiões de índice elevado de criminalidade e ações de auto-sustentabilidade em comunidades desfavorecidas.

João Batista Moreira Pinto - Doutor em Direito Público
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Filosofia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, doutorado em Direito Público - Université de Paris X, Nanterre e pós-doutorado - Université de Paris X, Nanterre. Atualmente, na Escola Superior Dom Helder Câmara, é professor de Sociologia Jurídica na graduação e professor da disciplina "Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade" do programa de mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade; é coordenador dos grupos de pesquisa "Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade" e "Os Direitos Humanos como projeto de sociedade". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e em Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas: Direitos Humanos, meio ambiente e sustentabilidade, teoria do direito, a teoria de Niklas Luhmann, a relação direito, sociedade e violência, e segurança pública e direitos humanos. É membro fundador e diretor do Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania. Finalmente, atua como consultor em Direitos Humanos e em Meio Ambiente e Sustentabilidade, para entidades públicas e privadas, inclusive para o Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Minas Gerais.

José Luiz Quadros de Magalhães- Doutor em Direito
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e professor do programa de mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas. É pesquisador do Instituto de Investigações Juridicas da Universidade Autonoma do México e professor convidado do doutorado da Universidade de Buenos Aires. Foi Corrdenador do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MG; Procurador Geral da UFMG; Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais e Diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Direito do Estado. Lecionou em diversos Estados da federação e tem diversos livros e artigos cientificos e jornalisticos publicados. Realizou pesquisas e palestras em diversos países na América, Europa e Africa. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição.

Lúcia Helena Santos Junqueira Rodrigues
Graduada em Psicologia pela UFMG. Possui significativa experiência ocupando cargos diretivos na implantação de políticas direcionadas à Assistência à Infância e à Adolescência em Prefeituras, Fundações , Colégios e ONGs. Foi coordenadora geral do Programa Nacional de Atendimento Socioeducativo - Pro Sinase; Secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas; Conselheira dos Direitos da criança e do adolescente; Gerente das Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade. Atualmente é assessora na Associação Municipal de Assistência Social – AMAS: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Possui larga experiência em desenvolvimento e implantação de projetos ligados às áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Vivências e atuação em segmento de trabalhos comunitários e defesa dos Direitos Humanos. Atua nas áreas de Criança e Adolescente; Violência e Criminalidade e Organização Comunitária.

Luciano Marcos Pereira da Silva
Graduado em Jornalismo. Atua nas áreas: Comunicação, Gestão de Projetos Sociais, Desenvolvimento e Captação de Recursos.

Marco Aurélio Máximo Prado - Doutor em Psicologia Social
Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com foco em estudos sobre participação social, identidades coletivas e movimentos sociais. Realizou três estágios internacionais como pesquisador, sendo um junto ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbr, um junto ao Departamento de Sociologia da City University of New York durante o doutoramento e o último junto a Universidade Nacional de San Luis na Argentina como professor visitante. Foi secretário da Sociedade Brasileira de Psicologia Política, sendo um dos Editores da Revista Psicologia Política e foi também Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política. Atualmente é secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem colaborado como consultor e membro de conselhos científicos em vários periódicos científicos e é um dos editores atuais da Revista Psicologia & Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social. É professor associado I da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. É professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e pesquisador junto aos Núcleos de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) e Psicologia Política (NPP/UFMG). Pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e é bolsista pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Psicologia Social e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comunitária, ações coletivas, comportamento político, identidade coletiva e movimentos sociais, políticas públicas e participação social, homossexualidades, sexualidades, homofobia, gênero e movimentos sociais.

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Direito Comunitário e de Integração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Tesoureira e Assessora Jurídica da Sociedade do Santo Rosário e Professor da Escola Superior Dom Helder Camara. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Acordos Mecosul e Alca, Garantia dos Direitos Humanos.

Maria Emília da Silva - Especialista em Direitos Humanos
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialização Em Direito Humanos pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. É sócia-fundadora do Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania e atualmente coordena do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos Ameaçados de Morte – PPDDH.

Menelick de Carvalho Netto - Doutor em Direito
Concluiu o doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professor Associado da Universidade de Brasília (UnB). Atua na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Teoria do Direito.

Raphaela Borges David - Especialista em Direito Constitucional
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pós-graduada em Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático em parceria com a Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Teoria do Direito, Direito Constitucional e Hermenêutica Constitucional.

Ricardo Henrique Lara Carvalho - Especialista em Segurança Pública e Complexidade
Possui graduação em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Pós- Graduando em Segurança Pública e Complexidade pela ESDHC/SENASP/MJ. Membro da Comissão Júridica do Grupo de Amigos e Familiares das Pessoas em Privação de Liberdade. Membro do Grupo de Pesquisa "Violência Criminalidade e Direitos Humanos", do mesmo grupo. Advogado Criminalista.

Silma Maria Augusto - Mestre em Direito
Possui mestrado em direito pela Instituição Toledo de Ensino - Bauru/SP, área de concentração: Sistema Constitucional de Garantia de Direitos. Graduação em Direito pela Faculdade De Direito Do Oeste De Minas. Vinculada ao grupo de pesquisa garantias de acesso à justiça e concretização de direitos. Estágio acadêmico em Sociologia do Direito no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal. Advogada com atuação na àrea dos Direitos Humanos e promoção da justiça social.Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Pela Justiça Social( ABRAPPS). Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsa de Pós-graduação da Fundação Ford.

Vanessa Andrade de Barros - Doutora em Sociologia
Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, dept. de Psicologia. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Sociologia - Universite de Paris VII e pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers-Fr, sob a tutela de Dominique Lhuilier. Realiza pesquisas na área de Psicologia do Trabalho na perspectiva das Clinicas do Trabalho, com ênfase nos enfoques teórico-metodológicos da Psicossociologia do Trabalho e Ergologia. Desenvolve atualmente pesquisas que buscam compreender a relação Trabalho e Marginalidade, a saber: o trabalho nas prisões, a prostituição, o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, dos egressos do sistema prisional e dos informais. Áreas de atuação: psicologia do trabalho, psicossociologia, psicologia jurídica e sociologia clínica.

Graduado em Direito, especialista em Ciências Penais e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Evolução dos Direitos e Novos Direitos - Università degli Studi di Lecce - IT. Professor Universitário. Do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Do Fórum Mineiro de Saúde Mental. Advogado criminalista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário